top of page
IMG_20200812_095731.jpg
168215231_5963844843641243_2453052079306

História

Por iniciativa de alguns/algumas jovens, interpretando o sentir de muitos/as outros/as, e na sequência de algumas conversas tidas por aqui e ali, nasceu a Associação Juvenil de Deão - AJD.

De um modo informal e fazendo jus à irreverência tão própria e natural da juventude, realizou-se uma reunião, numa cozinha, à qual compareceram diversos/as jovens da freguesia de Deão, com a finalidade de apresentarem e discutirem a criação de uma associação para promoção, desenvolvimento e apoio de atividades culturais, desportivas, recreativas e sociais a realizar na freguesia, com especial incidência junto das camadas mais jovens, sem descurar o apoio à restante comunidade.

Na sequência desta reunião embrionária, a juventude, em coligação de vontades e esforços, imbuídos de um forte espírito associativo, iniciaram um projeto de constituição da associação à qual, em reunião de 1 de Dezembro de 1996, denominaram de Associação Juvenil de Deão - AJD. Por sua vez, a AJD foi formalmente fundada em 19 de Abril de 1997 e tem por fim criar e desenvolver actividades sociais, culturais, desportivas e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a sua integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.

A AJD, associação sem fins lucrativos, é ainda uma associação RNAJ e beneficia do Programa de Apoio Juvenil – PAJ. A sua característica juvenil ressalta do facto de 75% dos/as seus/suas associados/as, assim como, 75% dos membros da direção terem idade igual ou inferior a 30 anos. Faz parte dos órgãos sociais da ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, sendo também associada da Federação Nacional das Associações Juvenis - FNAJ. É, ainda, um centro de cultura e desporto filiado no INATEL. Esta associação é membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e da Comissão Social Inter-freguesias do Vale do Lima Sul. 

 

Foi no dia 19 de Abril de 1997 que a Associação Juvenil de Deão – AJD, foi fundada oficialmente. Está inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis desde 31 de Outubro de 1997.

No que diz respeito ao seu âmbito de intervenção, a associação tem vindo a trabalhar essencialmente com jovens e crianças provenientes de zonas rurais de Viana do Castelo, com índices de exclusão social e com poucas respostas institucionais. Para o efeito, a AJD está organizada em três departamentos:

Sobre Nós

Botão

Departamento de Projetos de Intervenção Social

A associação tem vindo a promover um conjunto de projetos em diversos domínios de intervenção (Equal, Juventude em Ação/Erasmus+, POPH/CIG), que ajudam a operacionalizar os objetivos da associação, combatendo os problemas que se fazem sentir no local.

A Escola Comunitária um local privilegiado de contacto da associação com a comunidade, onde se ausculta o sentir e as vontades dos/as nossos/as associados/as, em particular, e da comunidade onde estamos inseridos/as, em geral. 

Departamento de Comunicação e Imagem

O Departamento de Comunicação e Imagem tem como principal objetivo a promoção e divulgação eficaz e atrativa de todas as atividades da Associação Juvenil de Deão. 

A Associação Juvenil de Deão - AJD, tem como missão criar e desenvolver atividades sociais, culturais, desportivas e artísticas para os jovens na freguesia de Deão, designadamente na área da Ocupação de Tempos Livres, do Voluntariado, da Cooperação e da Formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a sua integridade social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.

69640808_1496328330508358_8435194384978280448_n (1).jpg

Missão

Valores

Acreditamos:

  •  no valor da educação não formal como ferramenta para adquirir novas competências e saberes tanto a nível pessoal como profissional;

  • que cada um/a pode e deve contribuir para um mundo melhor, uma sociedade mais participativa, solidária, inclusiva, democrática e humana.

Cooperação/ tolerância/ solidariedade/ amizade/ democracia/ sinceridade/ responsabilidade/ união/ respeito/ paz/ diálogo/ voluntariado/ igualdade

Lema

"Faz-se caminho ao andar"

bottom of page