top of page

PROGRAMAS IPDJ

O Instituto Português do Desporto e Juventude dispõe de vários programas para os jovens:

O Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

O programa Geração Z é uma ação de voluntariado jovem de longa duração, gerido pelo IPDJ, para entidades privadas sem fins lucrativos e jovens com idades entre os 16 e os 30 anos.

O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL) visa proporcionar aos/às jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, e desenvolver capacidades e competências pessoais, profissionais e sociais. O OTL proporciona a participação ativa em projetos (de curta ou longa duração) com a comunidade, contribuindo para a ocupação dos tempos livres de forma saudável. 

Preservact.png

No dia 12 de julho de 2021, iniciou o projeto "PreservAct", ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas - VJNF, financiado pelo IPDJ.

O projeto PreservAct nasce da necessidade identificada na comunidade de preservar a zona ribeirinha entre Deão e Moreira de Geraz do Lima, que sofre muitas agressões provocadas pela produção agrícola, pela pesca e é local onde muitas vezes são despejados resíduos. Desta forma, um grupo de jovens está a proceder à recolha de lixo e irá dinamizar sessões de sensibilização para a preservação de espaços naturais.

Projeto "PreservAct"
Projeto "PreservAct"

 Campo de Trabalho Internacional “+Community”, foi promovido pela Associação Juvenil de Deão e pela YUPI - Youth Union of People With Initiative, e financiado pelo IPDJ

O CTI iniciou no dia 1 de julho em Deão e terminou no dia 12 de julho de 2021 em Famalicão. Durante 12 dias, os/as jovens desenvolverem trabalho na comunidade. Na União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão realizaram trabalhos de limpeza, recuperação e pintura artística em três lavadouros.

Foram dias muito intensos, de muito trabalho e de envolvimento comunitário. Reparamos, limpamos e pintamos 3 lavadouros na União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão, que ficaram com uma nova cara e vieram dignificar o nosso património.

Ouvimos histórias de pessoas da comunidade, partilhamos café com os/as vizinhos e fizemos atividades culturais e desportivas.

Este projeto teve como objetivo desenvolver ações de valorização do património histórico-cultural contribuindo para um desenvolvimento sustentável na comunidade e nos/as jovens participantes. 

Queremos agradecer aos/às jovens voluntários/as pelo seu excelente trabalho e a todas as pessoas da comunidade que acolheram este grupo de jovens, oriundos/as de Espanha, Itália, República Checa, Hungria, Bélgica, Alemanha, Portugal e França.

Queremos também agradecer a inestimável colaboração da Junta da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão e da Associação de Santa Maria Cultura e Desporto Geraz do Lima.

Em junho , iniciou-se o projeto Olhares de Género” na AJD, onde 3 jovens voluntárias desenvolveram o tema "Igualdade de género".

Ao longo destes 2 meses, entrevistaram casais de diversas idades, das terras de Geraz do Lima e Deão, com a finalidade de recolher informação para melhor conhecer a forma como se pensa e sente este tema. Para organizar os dados recolhidos, criaram um site, um padlet, um quiz e cartazes de sensibilização.

Este projeto, teve como objetivo, conhecer as perceções de género da comunidade em que estamos inseridos e sensibilizar para a adoção de comportamentos que não contribuam para as desigualdades de género. Este projeto serviu de mote à nossa candidatura ao prémio “Jovens para a Igualdade” promovido pelo IPDJ e que pretende reconhecer o trabalho desenvolvido pelas associações juvenis na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação no seu funcionamento interno e nas atividades e projetos promovidos pelas mesmas.
A AJD venceu o concurso, em 2021, vendo assim o trabalho dos/as jovens e o nosso esforço coletivo reconhecido, na procura contínua de comportamentos e medidas que visem a igualdade de género.

Projeto "Olhares de Género"

No passado 10 de agosto de 2020, iniciou-se o projeto Eco-Comunidade, promovido pela AJD, ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, financiado pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Este projeto foca-se na importância dos cursos de água para a vida humana e para a preservação do habitat de muitos animais marinhos, e visa desenvolver atividades de limpeza de riachos e abordar práticas comunitárias do uso sustentado da água, através de atividades de sensibilização para a comunidade.  Por exemplo, as práticas de regadio que existiam na agricultura nos tempos dos nossos avôs e avós ou a influência da agricultura biológica como prática de preservação da qualidade da água.

Este contou com a ajuda de João Pinto, Rita Ribeiro e Barbara Reis, que desenvolveram as primeiras atividades deste. Sem dúvida, jovens comprometidos/as em contribuir para um futuro melhor!

Dentro das atividades tivemos sessões de sensibilização sobre as desvantagens ambientais do uso de fertilizantes e pesticidas químicos, e de que modo a compostagem é benéfica como fertilizante natural e uma palestra dedicada à “Compostagem, Pesticidas e Fertilizantes” e “Poças Comuns”, que contou com a especial participação da Dr.ª Leonor Cruz do CMIA e de alguns testemunhos das pessoas presentes.

Projeto "Eco-Comunidade"

A AJD, no verão de 2020, face ao desconfinamento decidiu organizar diversas atividades às quais promovia o convívio social entre jovens que estiverem meses confinados, em segurança. Com o apoio do manual – Desconfinar Jovem, produzido pela FNAJ, através de dinâmicas de educação não formal e das indicações da DGES foi possível trazer momentos de partilha, discussão, experimentação e de muita diversão entre os/as jovens que têm participado nestas atividades.

Que só foram possíveis graças ao Daniel e ao Tiago que dinamizaram as atividades desportivas e musicais para jovens dos 12 aos 17 anos, ao abrigo do programa OTL – Curta Duração, financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ.

Foram desenvolvidos quatro projetos que incidiam nas diversas áreas. Realizou-se o Projeto “Cuidar a natureza”, “Caroças, velas e companhia”, “Ser ativo/a” e “Verão com música”.

Ocupação de Tempos Livres

O Campo de Trabalho Internacional “Transition Portugal”, iniciado em agosto, contou com a participação de 17 jovens que irão desenvolver atividades em Famalicão e em Viana do Castelo. Este só sendo possível graças à AJD, YUPI e ao financiamento da IPDJ.

O objetivo deste campo de trabalho foi fomentar o conhecimento e intervenção dos/as participantes em questões de alterações climáticas através de duas grandes atividades: o apoio na preparação de um Centro Comunitário para a Transição, em Famalicão, parte integrante do Movimento de Transição; e a remoção de espécies invasoras, criando melhores condições para a sobrevivência de espécies nativas, em Viana do Castelo.

Durante duas semanas, os/as voluntários/as tiveram a oportunidade de participar ativamente na regeneração destas duas cidades portuguesas (Famalicão e Viana do Castelo), contribuindo para os seus programas de preservação ambiental.

Campo Internacional de Trabalho

Em 2020, com a ajuda das jovens Daniela Torres, a Sara Rocha, a Daniela Rocha, a Liliana Rocha, a Leonor Barros e a Marta Barbosa e do jovem Leonardo Neiva,  um grupo coeso, versátil e com uma vontade enorme pôr em prática os valores do voluntariado em cada atividade que desenvolvem, concretizaram o projeto “Aprende com @ mudança”, onde visitaram os/as utentes do Centro Social Paroquial de Deão e levaram animação com belas canções.

Este projeto "Aprender com @ mudança", promovido pela AJD, ao abrigo do programa Geração Z, financiado pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., pretende dar resposta a desafios atuais provocados pela pandemia COVID-19 através de 2 tarefas distintas: "Cultura à Porta" e “Comunidade unida". Visou a dinamização de atividades no âmbito da solidariedade intergeracional e participação cívica, promovendo o entretenimento, a divulgação de informação e a assistência à comunidade local.

Projeto "Aprender com @ Mudança"

bottom of page