DEPARTAMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
ESCOLA COMUNITÁRIA
Oficina de Artesanato
Nesta oficina os/as jovens aprendem a confecionar o artesanato típico da sua região, um dos veículos privilegiados para expor a identidade de um grupo por oposição ao diferente, permitindo o gosto/valorização de valores, tradições e culturas do local de pertença. Os/as jovens artesãos/ãs têm marcado presença em Feiras de Artesanato, Semanas Abertas das Escolas e nos programas de intercâmbios juvenis, com uma oficina onde todos/as podem aprender estas artes artesanais.
Oficina de Teatro
A AJD dedica-se à representação teatral, considerando esta atividade de grande importância na formação da juventude, tendo já realizado diversos trabalhos (apresentações cénicas, animação de rua, animação de tertúlia e ações de formação).
Oficina de Cavaquinhos
Este projeto da AJD pretende promover o gosto pela música, incentivar a aprendizagem do cavaquinho e fomentar a intergeracionalidade, proporcionando a ocupação salutar dos seus tempos livres.
Desporto
Nesta área a AJD promove anualmente diversas atividades - “prazer de viver com o desporto”.
Animação
Ao longo dos anos a AJD promove inúmeras atividades de animação com vista à dinamização dos seus territórios e das suas populações, criando espaços de/para participação para os vários grupos-alvo de intervenção, procurando desenvolver neles uma atitude mais proativa e de maior cidadania e possibilitando-lhes conhecer espaços que de outra forma seria impossível.
Ludoteca
É um espaço lúdico-cultural, destinado à leitura, ao trabalho da expressão escrita, plástica e corporal, com secção de informática e acesso à Internet, sendo um ponto de encontro para a comunidade. Ainda, dinamiza o brincar como forma de aprendizagem. Organizam-se para as pessoas que frequentam o espaço visitas pedagógicas e assinalam-se comemorações de efemérides. Além das ações enumeradas, neste espaço, em tempo letivo, há também um acompanhamento no estudo de crianças e jovens.
Campos de Férias
Os Campos de Férias da AJD são um espaço de lazer com fins pedagógicos onde crianças e jovens podem desenvolver livremente as suas capacidades pessoais e sociais. Pretende-se com a realização de campos de férias proporcionar uma ocupação saudável das férias através de atividades estruturadas de natureza educativa, cultural, desportiva e recreativa, privilegiando o contacto com a natureza. Nos campos de férias utilizam-se técnicas de educação não-formal, procurando estimular nos/as participantes o desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vista a um maior desenvolvimento da autonomia, autoestima e responsabilidade das crianças e dos/as jovens.